quarta-feira, 10 de maio de 2017

Lula chega a Curitiba para depor a Moro na Lava Jato

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a Curitiba, nesta quarta-feira (10), para depor ao juiz Sergio Moro em audiência da Operação Lava Jato. Ele viajou à capital paranaense em voo fretado e pouso no Aeroporto Internacional Afonso Pena, na região metropolitana da capital paranaense, por volta das 10h15.

Antes da chegada de Lula, uma comitiva vinda de Brasília com cerca de 50 pessoas, incluindo deputados e senadores do PT e de partidos que apoiam o expresidente, desembarcou no aeroporto por volta das 9h20.
“Foi o Sergio Moro quem provocou esse clima de confronto”, disse a deputada federal Jandira Feghali (PC do B-RJ). “É um processo que não segue as regras do estado democrático de direito”, falou.
Também estavam no grupo parlamentares como Arlindo Chinaglia (PT-SP), Vicentinho (PT-SP) Henrique Fontana (PT-RS), Paulo Teixeira (PT-SP) e Paulo Rocha (PT-PA). A ex-presidente Dilma Rousseff também está a caminho de Curitiba.
O interrogatório está marcado para 14h, na sede da Justiça Federal, no bairro do Ahú, na zona norte da cidade. A região foi bloqueada pelas forças de segurança por conta de possíveis manifestações.
As interdições começaram às 23h de terça-feira (9) –apenas moradores cadastrados, comerciantes e profissionais de imprensa estão autorizados a se aproximar do prédio da Justiça Federal.
Durante a semana, várias pessoas viajaram a Curitiba para participar de protestos, tanto favoráveis quanto contrários ao ex-presidente, que é investigado por denúncias de corrupção e outros crimes.
Para aumentar a ansiedade dos militantes, o depoimento não terá nenhum tipo de transmissão ao vivo –apesar de ser publicado, na íntegra, em vídeo, algumas horas depois. Portanto, é provável que só se saiba o que Lula disse a Moro algumas horas depois do final do depoimento.
A fim de evitar eventuais vazamentos, o magistrado proibiu até mesmo o uso de celulares no decorrer da audiência.
O ex-presidente será interrogado pelo processo em que foi acusado pelo MPF (Ministério Público Federal) do Paraná de receber como parte do pagamento de propinas pela OAS –em troca de três contratos da empreiteira com a Petrobras –um tríplex no edifício Solaris, no Guarujá, no ano de 2009. Lula nega a posse e mesmo
qualquer pedido sobre o imóvel. O processo está na fase de instrução.
Fonte: Folha Press

Nenhum comentário: