terça-feira, 9 de abril de 2019

Vacinação contra gripe é antecipada para gestantes e crianças

Conforme recomendação do Ministério da Saúde, a vacinação contra a gripe para crianças e gestantes iniciará no dia 10 de abril. Já as puérperas (mulheres com 45 dias pós-parto) agora serão vacinadas com os demais grupos prioritários a partir do dia 22 de abril. A 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza ocorre até 31 de maio, com Dia D em 4 de maio. As vacinas contra a influenza estarão disponíveis em todos os postos de saúde nos 184 municípios do Ceará.
O público alvo da campanha são as crianças de 6 meses até menores de 6 anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes, mulheres com até 45 dias pós parto, doentes crônicos, trabalhadores da saúde, população indígena, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas, população carcerária e funcionários do sistema prisional e professores de escolas públicas e particulares.
“Embora estejamos com o cenário epidemiológico de redução de casos, se comparado com o ano passado, é importante que todas as pessoas que fazem parte do grupo prioritário procure a unidade de saúde para se vacinar de acordo com a recomendação do Ministério da Saúde”, reforça a Daniele Queiroz, coordenadora da Vigilância em Saúde do Ceará.
Neste ano, até a quinta-feira, 21 de março, de acordo com Nota Técnica da Síndrome Respiratória Aguda Grave da Sesa, o Ceará confirmou 127 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza. Destes, dois evoluíram para H1N1, três para a influenza A H3N2, doze para outros vírus respiratórios, 45 não especificados e 65 estão em investigação. Foram registrados onze óbitos por SRAG, sendo nove não especificados, um por outros vírus respiratórios e um em investigação. O diagrama de controle de SRAG por influenza indica que nesse período os casos confirmados estão abaixo da média esperada, sinalizando um cenário de baixa transmissão.
GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ

Nenhum comentário: