segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Moradores temem se tornarem granjenses

“Os moradores do distrito de Conduru, que consideram o lugar parte do município piauiense de Cocal, foram surpreendidos com a notícia de que a área pode ser entregue à cidade de Granja, no Ceará. Quem mora no povoado não quer deixar de ser piauiense. “Não entendo. Era Piauí. Aí veio o recenseador do IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística] e disse que era Ceará”, reclama a aposentada Francisca Aguiar Silva Cardoso, de 66 anos.

Francisca teme dormir no Piauí e acordar no Ceará, embora utilize serviços do estado vizinho. “Seja feito o que Deus quiser. Um susto a gente deve tomar, mas dá para ir se aguentando”, afirma. Quando precisa de médico, ela vai aos municípios de Sobral ou Viçosa do Ceará, onde moram os filhos dela. “Tenho medo de ir aos hospitais no Piauí. Mas tem uns bons em Parnaíba (PI) também”, diz.
Para o agricultor, o distrito vai ficar abandonado se for entregue ao município cearense. “Pode ser o melhor prefeito do mundo, que não vai conseguir dar atenção para a gente”, afirma. Oliveira ressalta que os serviços públicos são precários. “Na verdade, ninguém é atendido por ninguém. Se você vai a um posto de saúde, não tem nem dipirona nem médico”, reclama.

Mesmo assim, ele prefere pertencer a Cocal e lutar pela melhoria da comunidade através do seu voto e dos seus direitos. “A gente quer continuar sendo Piauí, porque é mais fácil do que ir para Granja. Agora, a gente quer um governante que faça algo. Porque se tem um problema, a gente vai para Viçosa (Ceará), que não tem nada a ver com a história”, disse.

IBGE
Em ofício de janeiro de 2011 aos municípios, o IBGE fez uma divisão das regiões referente ao Censo de 2010. As localidades de Boqueirão do Cercado, Baixa do Cedro, Pau Ferro, Oitizeiro, Picui, Socorro, Sabiazal, Santa Cruz, Córrego do Lino, Limoeiro, Limoeirinho, Boaçu, Puxi e Lamarão estão no território de Granja, no Ceará. Os povoados de Olho d’água dos Costas estão divididos entre Viçosa do Cearáx e Granja. Já Sumaré foi inserida no território de Cocal, no Piauí.




As áreas onde a indefinição é mais crítica concentram 5.528 habitantes, espalhados por oito distritos. Conduru, Palmeiras dos Ricardos e Grota, estão em Granja, no Ceará (1359 pessoas). Jaboti e Tucuns foram parte para Granja (1359) e parte para Cocal, no Piauí (312). Deus me Livre (526), Sumaré (257) e Campestre (1715) ficaram no Piauí.” fonte: Giselle Dutra, G1 CE, http://g1.globo.com/ceara/noticia/2012/08/moradores-de-distrito-no-piaui-temem-passar-ao-ceara-apos-dados-do-ibge.html,

Nenhum comentário: