terça-feira, 25 de setembro de 2012

Ceará precisa de quase 200 mil profissionais capacitados para trabalhar na indústria



O estudo aponta que a maior demanda está no setor de alimentos

O Ceará precisa de 161,2 mil profissionais capacitados para trabalhar na indústria até 2015, segundo o Mapa do Trabalho Industrial, elaborado pelo SENAI e apresentado nesta quinta-feira (20) durante o lançamento da Olimpíada do Conhecimento, em São Paulo. A necessidade do Estado corresponde a 2,3%  do total de profissionais capacitados de todo o país, No Brasil, esse número aumenta para 7,2 milhões de técnicos.

O estudo aponta que a maior demanda está no setor de alimentos. Conforme o Mapa serão necessários 174,6 mil trabalhadores para a indústria de alimentos (cozinheiros industriais) entre 2012 e 2015 em todo o Brasil. No mesmo período, o país precisará de 88,6 mil operadores de máquinas para costura de peças do vestuário e 81,7 mil preparadores e operadores de máquinas pesadas para a construção civil.

No Ceará


No Ceará, entre as ocupações com maior demanda estão operadores de máquinas para costura de peças do vestuário; trabalhadores da indústria de alimentos (cozinheiros industriais); padeiros, confeiteiros e afins; trabalhadores polivalentes das indústrias têxteis; mecânicos de manutenção de máquinas industriais.

Enquanto isso, as ocupações com maior demanda em nível técnico no Ceará são coloristas; técnicos em operação e monitoração de computadores; técnicos de controle da produção; técnicos em eletrônica; técnicos em eletricidade e eletrotécnica.

Fonte: Cnews

Nenhum comentário: