quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Eleitores poderão ter que voltar às urnas

Em alguns municípios do interior cearense, eleitores correm o risco de não ver escolhidos os seus representantes no próximo dia 7 de outubro, e terão de participar de novas eleições. Isso porque, nessas cidades, candidatos a prefeito estão com seus registros de candidatura indeferidos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), por conta da Lei da Ficha Limpa.

O caso mais complicado é o do município de Cedro, no Centro-Sul do Ceará. Lá, os dois candidatos majoritários estão indeferidos e recorrem da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.

Se eles insistirem na disputa e tiverem os registros indeferidos novamente pela Corte, todos os votos que receberem no dia 7 de outubro não serão computados. Assim, a população terá de ir às urnas mais uma vez, para escolher o prefeito, com novos candidatos.


Em algumas cidades, prefeituráveis insistem nas candidaturas, mesmo estando inelegíveis, até à véspera das eleições, prazo máximo para a troca de candidato, conforme permite legislação eleitoral. Como as mídias com as fotos dos postulantes que vão aparecer nas urnas já foi confeccionada pelo TRE e não há tempo hábil para modificações, o eleitor deverá estar atento para saber em quem está votando de verdade.
Em caso de renúncia por parte do candidato inelegível, a foto que aparecerá na urna não será a do novo postulante, mas sim, a do candidato desistente.
No município de Jaguaretama, a situação era semelhante a de Cedro. Tanto o atual prefeito, Bena (PMDB), como Ari Saldanha (PSD), únicos candidatos, tiveram os registros indeferidos pelo TRE. A diferença é que ambos já renunciaram e colocaram novos postulantes.
Já no município de Pacatuba, dos três candidatos, dois estão indeferidos, um deles, Renato Célio (PSD), com recurso no TSE. O outro indeferimento, de Shelley Macedo (DEM), sequer foi questionado na Justiça até o momento.
Se o recurso de Renato Célio não for aceito em Brasília, ou ele terá de trocar o candidato ou sobrará apenas Dr. Alexandre (PSB) na disputa, que, para ser eleito, terá de conseguir mais de 50% dos votos da cidade. Caso contrário, haverá novas eleições.
SERVIÇO 
 Confira se o seu candidato está com a candidatura liberada pela Justiça no site do Tribunal Superior Eleitoral:www..tse.jus.br
Fonte:O povo

Nenhum comentário: