sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Sedes da Copa vão contar com auxílio da Interpol


As cidades-sede da Copa do Mundo recebem em 2014 um auxílio de peso no quesito segurança. A Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) tem papel para garantir que tudo ocorra tranquilamente durante o Mundial. Vai haver uma integração do sistema de segurança entre as doze sedes.
As autoridades brasileiras vão poder fiscalizar pasaportes em aeroportos utilizando as informações da Interpol para evitar possíveis atentados terroristas. Ao todo, a Interpol tem uma lista de 75 mil procurados da Justiça.
O modelo vai ser o mesmo utilizado durante as Olimpíadas de Londres nesse ano, e autoridades inglesas vão repassar a experiência adquirida durante os Jogos ao Brasil. Além da Interpol, o Brasil vai procurar países que têm trabalhos anti-terrorismo desenvolvidos em outros países como Estados Unidos, França e Colômbia.
Segundo o gerente-geral de Segurança do Comitê Organizador Local da Copa 2014, José Hilário Medeiros, o foco vai estar voltado também para o entorno dos estádios, para evitar ocorrência de carros-bomba. A ideia é extender o plano de segurança para os Jogos Olímpicos do Rio 2016

Nenhum comentário: