quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Você já está pronto para o fim do mundo? Saiba como essa história começou


Estamos a menos de 16 dias do fim do mundo, ou de um novo começo. Pelo menos é assim que pensam os Maias. O apocalipse, previsto para o dia 21 de dezembro de 2012, foi determinado de acordo com o calendário maia, e a data corresponde ao fechamento de um ciclo completo desde a criação.
Há quem diga que será realmente o fim dos tempos. Teorias sobre colisões interplanetárias e invasão alienígena são algumas das que fazem mais sucesso na Internet. Mas também existem aqueles menos caóticos, que acreditam que a data será um marco de novos tempos, de paz e harmonia com o meio ambiente.
Independentemente da crença de cada um, o assunto gera muito burburinho na web. Para ter uma ideia, se você pesquisar no Google os termos "maya" (em inglês) e "2012", vai se deparar com mais de dois milhões de citações. Mas você sabe como toda essa história começou?
Toda essa excitação provém de dois textos antigos encontrados na América Central e que remonta aos tempos brilhantes do Império Maia. Uma inscrição feita em um calendário foi encontrada em um monumento datado de 669 d.C em Tortuguero, no México.

O texto refere-se à vinda de um deus e é associado às mudanças de ciclos na data fatídica de 21 de dezembro. É claro que não estava escrito exatamente "dezembro" nas inscrições, afinal essa foi uma invenção dos calendários ocidentais, mas seria esse o equivalente à data no calendário maia.
A segunda inscrição, desenterrada este ano na Guatemala, refere-se à luta de um rei, que se chamava o "13 k'atun lord" - o nome dele remete ao ciclo maia, de 144 mil dias, que se completa em 21 de dezembro de 2012.
O curioso é que em nenhum desses textos foram feitas previsões apocalípticas. O estudioso da Universidade de Kansas, John Hoopes, explicou em uma matéria da LiveScience que os ocidentais misturaram o calendário maia com a sua própria mitologia do fim do mundo, proveniente do Cristianismo. A partir daí uma nova lenda foi criada.
Na verdade o que não falta por aí são previsões catastróficas para o fim do mundo e a extinção da raça humana. Segundo as profecias, o mundo já teria acabado em 1994, maio de 2011, outubro de 2011, e assim por diante. Enquanto aguardamos ansiosos o dia 21 de dezembro de 2012, continuamos acompanhando o avanço dessas teorias.

Nenhum comentário: