quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Luz para Todos já levou energia elétrica a quase 15 milhões de pessoas


O Luz Para Todos já atendeu a 3 milhões 22 mil 529 famílias no meio rural brasileiro, levando o benefício da energia elétrica a cerca de 14,7 milhões de pessoas, de Norte a Sul do Brasil. Os números fazem parte do mais recente levantamento da coordenação do Programa, na Secretaria de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia.
O LpT foi criado em novembro de 2003, a partir da constatação, no  Censo 2000 do IBGE,   da existência de 2 milhões de famílias na zona rural sem energia elétrica. O Censo mostrou também que essas famílias estavam localizadas em áreas de baixo Índice de desenvolvimento Humano (IDH), abaixo da linha da pobreza.  Cerca de 90% dos entrevistados pelo IBGE possuíam renda familiar inferior a três salários mínimos.
Destinado a combater a exclusão elétrica, o Programa, na avaliação do Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão,  tem proporcionado a essas populações mais do que o  conforto da eletricidade em casa. “Utilizada de forma produtiva, a energia tem
atuado como vetor de desenvolvimento econômico e social nas comunidades atendidas, contribuindo para a redução da pobreza e da fome”, assinala o Ministro.
Prorrogação do Luz para Todos

Para atender a mais 715 mil 939  famílias sem energia, identificadas no Censo de 2010, em julho de 2011 a Presidenta Dilma Rousseff decidiu prorrogar o Luz para Todos até 2014. De  janeiro de 2011 a dezembro de 2012, o Programa já atendeu, daquele total,
367.993 domicílios. Das famílias pesquisadas, 257 mil encontram-se em áreas cobertas pelo Programa Brasil Sem Miséria, das quais 130,8 mil, 51% da meta, já receberam luz em casa.

Nenhum comentário: