terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Papa Bento XVI faz amanhã último evento público como pontífice


O papa Bento XVI participa amanhã (27) do seu último evento público, na Praça São Pedro, no Vaticano. A previsão, segundo a organização do Vaticano, é que mais de 200 mil pessoas estejam presentes. A Rádio Vaticano vai transmitir ao vivo, a partir das 6h20 (horário de Brasília), a celebração de Bento XVI. O papa deixará o pontificado na quinta-feira (28). O período dele como papa acaba às 19h de Roma (15h de Brasília), depois de oito anos.
Também amanhã Bento XVI receberá fiéis para a audiência geral. O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, disse que foram distribuídos 50 mil bilhetes para o encontro. Porém, todos terão oportunidade de ver o papa na véspera de oficializar a renúncia. Bento XVI deverá fazer um passeio rápido com o papamóvel.
Além disso, às 11 horas, ele fará uma saudação aos cardeais. A previsão é que ele deixe o Palácio Apostólico (residência oficial dos papas) de helicóptero em direção a Castel Gandolfo – residência de verão dos papas, onde viverá nos próximos dois meses.
Bento XVI será chamado de papa emérito ou Sua Santidade, diz Vaticano
Após oficializar a renúncia ao pontificado, na quinta-feira (28), Bento XVI vai receber o título de Sua Santidade Bento XVI, papa emérito, ou Sua Santidade Bento XVI, pontífice romano emérito. O título foi anunciado hoje (26) pelo porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi.
Com a renúncia, Bento XVI passará a usar vestes na cor branca, simples e sem manto, segundo o porta-voz do Vaticano. Ele não usará mais os sapatos vermelhos.
Um dos símbolos do papa, o anel do pescador, será destruído. O adereço, que o papa recebe no momento da coroação e usa no dedo anular direito, simboliza a autoridade, segundo o porta-voz. O anel foi adotado no pontificado de Clemente IV (por volta de 1.265) e era usado como selo secreto para correspondências privadas.
O anel é de ouro e tem o nome do papa e em alto relevo do apóstolo Pedro pescando sobre uma barca. Quando o papa morre, o anel é retirado na presença do Colégio dos Cardeais e, em seguida, quebrado, simbolizando o fim do pontificado.
(Agência Brasil)

Nenhum comentário: