quarta-feira, 21 de agosto de 2013

BB vai executar aeroportos regionais no Ceará

Ao completar 100 anos de atuação no Ceará (14 de agosto deste mês), o Banco do Brasil (BB) confirma seu pioneirismo assumindo novo papel em prol do desenvolvimento do Estado e da região. Com investimento de R$ 363 milhões, o BB passará executar os projetos de nove aeroportos regionais, envolvendo ações de reforma, ampliação e modernização dos terminais de Aracati, Crateús, Iguatu, Jericoacoara, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral; e ainda a construção de mais dois aeroportos no Interior cearense, sendo um em Canindé e outro em Itapipoca.

Segundo o superintendente do BB no Ceará, Eloi Medeiros Júnior, o banco ficará responsável pela gestão dos fundos, realização do procedimento licitatório, aquisição de bens, contratação de obras e serviços de engenharia, supervisão dos trabalhos e administração dos contratos. "A ideia é de que o banco entregue os aeroportos prontos para serem inaugurados. Até lá, faremos todas as etapas. Existe uma carência de equipamentos regionais não só no Ceará, mas em todo o País, e o Banco do Brasil foi chamado pelo governo federal para tocar o projetos. Temos uma engenharia eficiente e o governo que usar a governança do banco para agilizar as obras", destaca.

Conforme disse, com a iniciativa, o BB será beneficiado ao poder ter acesso a fundos relacionados a projetos aos quais antes não gerenciava. Os projetos dos aeroportos regionais são parte do Programa de Infraestrutura em Logística (PIO), com a instituição passando a gerenciar parte dos recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac). "Ao gerenciar o Fnac, por exemplo, poderemos captar recursos por meio do mesmo, obtendo certa rentabilidade", explica.

Ainda de acordo com ele, os aeroportos regionais cearenses encontram-se, agora, em fase de elaboração ou análise de projeto. "A expectativa é de que comecemos a licitação no início de 2014, podendo até já inaugurar alguma coisa no mesmo ano", afirma o superintendente do BB.

DN Online

Nenhum comentário: