quarta-feira, 22 de maio de 2013

Bolsa Família: mais de 70% dos beneficiários trabalham

Mais de 70% dos beneficiários adultos do Bolsa Família trabalham, mas continuam recebendo o benefício por não ter condições de se sustentar apenas com a renda de suas atividades, de acordo com a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello. O programa de transferência de renda do governo federal completa 10 anos em 2013. Ele alcança 13,8 milhões de famílias e tem orçamento de R$ 24 bilhões neste ano.
Segundo Tereza Campello, não é correto pensar que os beneficiários do Bolsa Família são pobres porque não trabalham. “Muitos trabalham no campo e até têm sua terrinha, mas não conseguem tirar dela o sustento da família. Mesmo nas cidades, há muita gente que não teve condições de estudar e de participar de um curso de qualificação profissional”, disse a ministra.
Ao longo destes 10 anos, destacou a ministra, o Bolsa Família tem contribuído para movimentar as economias locais. “É um dinheiro que circula e fortalece a economia de cada uma das unidades da Federação, dinamizando o comércio e a indústria. Se o programa beneficia as famílias carentes diretamente, também ajuda a aquecer toda a economia.”
Tereza Campello ressaltou ainda a importância do programa para atender as necessidades básicas das famílias mais pobres. “Em 93% dos casos, o recurso é pago às mulheres, mães de famílias. E nossos indicadores apontam que ele é gasto em comida, remédios, material escolar, roupas e calçados. Não temos nenhum indício de que o recurso seja desviado.”
A ministra disse que o Bolsa Família superou as críticas feitas no seu início e atualmente é um programa reconhecido em todo o mundo como referência de política pública bem-sucedida. “Hoje, a maior parte da população reconhece os avanços, não só quanto à melhoria da renda, mas também por levar as crianças às salas de aula.”

Fonte:

Nenhum comentário: