quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Fortaleza é a 5ª capital do País com maior percentual de excesso de peso

Uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde, nesta terça-feira (27), apontou Fortaleza como a 5ª capital do País com maior percentual de adultos com excesso de peso. Atualmente, 52,8% da população na capital cearense estão acima do peso ideal, enquanto em 2006, o percentual chegava a 42,5%. A frequência de obesidade também aumentou de 12%, em 2006, para 18,8% da população em 2012.
O estudo feito pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2012) mostrou que o aumento ocorre tanto em homens quanto mulheres em Fortaleza. Nos homens o percentual de obesidade subiu de 14,1% para 18,7% e de excesso de peso de 49,5% para 56,5%. Já entre as mulheres, os índices de obesidade aumentaram de 10% para 18,8% e de excesso de peso de 35,8% para 49,6%.
Fortalezenses têm padrões alimentares inadequados
O sedentarismo e padrões alimentares inadequados estão entre os fatores para o aumento de peso da população de Fortaleza. De acordo com a pesquisa, apenas 16,3% ingerem a porção diária de frutas e hortaliças recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de cinco ou mais porções ao dia.
Para a endocrinologista e diretora do Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão do Ceará, Adriana Forti, a alimentação inadequada da população na Capital é cultural e estimulada na infância. “Os antigos já não comiam frutas e foram passando para os outros. A criança prova muito doce e o hábito da alimentação começa a desviar para o que chamamos de ‘coisas mais gostosas’, então elas nem querem provar frutas, porque já estão viciadas em salgados e refrigerantes”, explica.
Boa parte da população de Fortaleza tem consumido em excesso a gordura saturada. O estudo confirmou que 31,4% da população da Capital ingere carne gordurosa e 54,3% consomem leite integral regularmente. Os refrigerantes também têm consumidores fieis em Fortaleza, 19,7% tomam esse tipo de bebida ao menos 5x por semana.
Além das práticas alimentares, a obesidade também está relacionada a fatores genéticos. Para incentivar a atividade física, o órgão informou que investiu R$ 16,3 milhões na construção de 117 polos de Academias da Saúde no Estado. Segundo Adriana Forti, a prefeitura de Fortaleza vai implantar no Programa de Saúde da Família (PSF), um núcleo de assistência com nutricionistas e enfermeiras que agirão diretamente com a população na prevenção dedoenças crônicas como diabetes, obesidade e hipertensão. “Vai ser bem focado na prevenção dessas doenças. Com profissionais indo nas residências dos pacientes para facilitar o atendimento”.
Metade da população brasileira está acima do peso
No ranking, a capital com maior percentual de adultos com excesso de peso é Campo Grande (56%), seguida de Porto Alegre e Rio Branco com 54%, Recife e Fortaleza com 53%.
De acordo com o Ministério da Saúde, está é a primeira vez que mais da metade da população brasileira está acima do peso. Na primeira edição em 2006, 42,5% estavam acima do peso ideal e 11,4% eram obesos no Brasil. Atualmente, o percentual subiu para 51% e 17,4%, respectivamente.
A Vigitel entrevistou 45 mil pessoas acima de 18 anos das 26 capitais e do Distrito Federal, entre julho de 2012 a fevereiro de 2013.
Os dados foram apresentados pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que afirmou ser um alerta para que a sociedade se articule para controlar o aumento da obesidade e do sobrepeso no País. “Os dados reforçam que a hora é agora. Se não tomarmos – o conjunto da sociedade, familiares, trabalho, agentes de governo – as medidas necessárias, se não agirmos agora, corremos o risco de chegar a patamares de obesidade como os do Chile e dos Estados Unidos. Por isso, temos que agir fortemente”.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: