terça-feira, 10 de setembro de 2013

PF realiza operação contra fraudes em licitações; Ceará é um dos alvos

Foram expedidos 101 mandados judiciais, sendo 44 de busca e apreensão, 20 de sequestro de bens, 25 de prisão temporária e 12 de condução coercitiva


Investigação da Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta segunda-feira (9), a operação ”Esopo” contra fraudes em processos licitatórios, corrupção, sonegação e lavagem de dinheiro em dez estados, entre eles o Ceará, e no Distrito Federal. Foram expedidos101 mandados judiciais, sendo 44 de busca e apreensão, 20 de sequestro de bens, 25 de prisão temporária e 12 de condução coercitiva.

Segundo informações da PF, o grupo que está sendo investigado é formado por umaOscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público),  empresas, pessoas físicas, agentes políticos e  servidores públicos de alto escalão, todos acusados defraudar processos licitatórios, direcionando contratações de diversas atividades de prefeituras municipais, governos estaduais e ministérios do governo federal para a Oscip.
Realizada em conjunto com a Receita Federal, o Ministério Público Federal e a Controladoria-Geral da União, a ação da PF visitou o prédio do Ministério do Trabalhoem Brasília, mas não há informações de prisões ou apreensão de documentos.
O Tribuna do Ceará entrou em contato com a Polícia Federal de Minas Gerais que ainda não tem um balanço da investigação no Ceará.
Operação “Esopo”
A operação, segundo a Receita, recebeu o nome em referência à expressão “lobo em pele de ovelha”, atribuída ao grego Esopo.
O Fisco não sabe o valor exato dos prejuízos aos cofres públicos, mas informou que pode chegar a centenas de milhões de reais.
As investigações tiveram início há dois anos, a partir da suspeita de participação de empresas parceiras em processos licitatórios. Movimentações financeiras expressivas em espécie nas contas dessas empresas serviam para dissimular a origem do dinheiro e faziam com que o recurso voltasse às mãos do mentor do esquema já com aparência lícita.
Com informações da Agência Brasil /Via tribuna do Ceara

Nenhum comentário: