terça-feira, 29 de outubro de 2013

50% das águas do Ceará estão concentradas em três açudes

A seca que atinge o Nordeste, desde o ano passado, “esvaziou” a maioria dos açudes da região. De acordo com a Funceme, hoje, os açudes do Ceará estão com apenas 35% da capacidade de armazenamento, que é de 18 bilhões de metros cúbicos de água.
Mesmo com esse índice baixo, a reserva hídrica do Estado é a maior do país, o que, segundo o vice-governador Domingos Filho, se deve às políticas públicas realizadas pelo governo estadual, como a construção de barragens.
O gestor destaca, no entanto, que é preciso intensificar as ações de integração de bacias, que garantirão a distribuição das águas, hoje, acumuladas na região do Vale do Jaguaribe. “Falta a água chegar onde mais precisa, pois ela está muito concentrada, com 50% do total em apenas três açudes”, pontuou. 
Essa concentração reflete na falta d'água em alguns municípios do Estado do Ceará. Diariamente ouvintes do Ceara News entram em contato com a redação do programa, para reclamarem da falta d'água, e pedir soluções das autoridades.
O secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, argumentou que é preciso flexibilizar a legislação. “A burocracia trava a liberação de recursos e prejudica o andamento dos programas emergenciais”, protestou. Ele mostrou ainda preocupação com o agravamento da seca no Ceará. “A insolação está muito elevada e o quadro tende a se agravar até o final do ano”, reforçou.
As declarações foram dadas durante a abertura do Seminário sobre secas, impactos e respostas e contribuições para uma política nacional sobre secas.
CEARÁ NEWS

Nenhum comentário: