quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Incêndio de grande proporção destrói mata no Parque Nacional de Ubajara há 10 dias

Um incêndio florestal está destruindo parte do Parque Nacional de Ubajara, na serra da Ibiapaba. O fogo já consome a vegetação há 10 dias. A informação é da Rádio Jangadeiro FM.
Cerca de 60 homens, um helicóptero da Polícia Militar, além de voluntários estão mobilizados para conter o avanço do incêndio florestal. Estima-se que 20% dos mais de 6 mil hectares virou cinzas. Kurtis François Teixeira, coordenador estadual do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), classificou a ocorrência como de grandes proporções.
“Os fatores do fogo colocam em risco toda a vegetação. Você tem fatores de ventos muito fortes, com umidade relativa do ar baixa, muito combustível e a questão do relevo e topografia”. Ele ainda lembrou que qualquer tipo de queimada precisa de autorização do órgão ambiental estadual. Quem desobedecer está sujeito a multa de R$ 1 mil por hectare.
Segundo o chefe do Parque Nacional de Ubajara, Gilson Mota, desde a última segunda-feira (19), três grandes focos de incêndio foram registrados. Em virtude do avanço de um desses focos sobre a área onde existe o bondinho e a gruta de Ubajara, áreas turísticas da região, foi necessário reforçar o combate na localidade conhecida como palmeira.
Gilson Mota ainda explica que o incêndio florestal avançou devido às dificuldades de acesso às áreas. O fogo tem predominado na encosta da serra. Somente uma perícia pode apontar o que causou o sinistro.
As equipes que atuam na contenção das chamas no parque não têm prazo para terminar os trabalhos. A Unidade de Conservação da Bica do Ipu não foi atingida pelas chamas.

Nenhum comentário: